Compartilhe:
Icone Facebook Icone Linkedin Icone WhatsApp Icone Twitter

5g na área da saúde

Apesar de ser um dos assuntos mais discutidos dos últimostempos, ter gerado apreensão e desconfiança em inúmeras especialidades da áreada saúde, ainda pouco se sabe sobre como o 5g pretende mudar a maneira como sepratica a saúde em nossa sociedade. Por isso, preparamos um breve resumo explicandoum pouco o que é, o que pode alterar em nossa área e quais foram os resultadosde alguns testes feitos no mundo com a tecnologia 5g.

De certo mesmo é que, assim como as outras gerações,impactos importantes serão sentidos em nossa sociedade em um futuro não tãodistante, e a saúde é o segmento que mais será alterado. Esta análise não visaprever o futuro ou achar algum aspecto que ainda não foi explorado. Tentamosapenas agregar todas as principais informações sobre o 5g, seu avanço e comoele tem sido visto e implementado mundo afora. Espero que gostem de nossocompilado.

O 5g

Tecnicamente falando, trata-se da quinta geração de internetmóvel sem fio. Desde o 2g até o 4g, inúmeras mudanças transformaramsignificativamente o nosso comportamento: A possibilidade do uso de smartphonescom a vinda do 3g, a proliferação do uso dos aplicativos em nossas vidas com aconsolidação do 4g, tudo isso aconteceu graças às evoluções de tecnologia nosúltimos 10 anos. Para o futuro, o 5g promete uma mudança ainda maior, já quetrará um aumento de até 100X na velocidade atual da internet, sem a necessidadede fibra.

Não se trata de só Velocidade

O ganho de velocidade é algo superimportante, já que umfilme de 2 horas que demorava em média 6 minutos para baixar em 4g, o 5g écapaz de baixar nessa velocidade, levaria apenas 3,6 segundos, ou seja, é tudoimediato, sem espera ou delay. Mas o mais importante desta velocidade é o fatode que o mundo vem duplicando seu total de dados a cada 18 meses, e esse ganhode performance permitirá um gerenciamento de dados massivos muito maiseficiente, gerando um volume sem igual de transformações.

Carros autônomos, a internet das coisas em escalaindustrial, boom da impressão 3D para uso de móveis estão entre as apostas queprometem mudar a dinâmica no mundo no futuro, mas entre todas as sugestões ehipóteses, a mais comum para os especialistas é mudança radical na área dasaúde.

Por que a Saúde?

Entre inúmeras hipóteses, algumas parecem ser bastantefactíveis, como o fato de que o excesso de regulamentações e processosburocráticos afastou os avanços tecnológicos em relação a outras áreas, alémdisso, o meio sempre foi considerado bastante tradicionalista, e nem sempre viutecnologia no atendimento em consultório como algo positivo. Talvez o ponto demaior transformação é o fato que o 5G mudará completamente setores como oatendimento emergencial e telemedicina, fazendo com que resoluções e portariaspassadas passem a não ter tanta importância no futuro. A partir de agora veremoscomo alguns setores da Saúde poderão ser beneficiados com o este avanço:

Um novo panorama em toda área de diagnósticos

O maior armazenamento de dados e a velocidade no tempo dedownload permitirá com que os diagnósticos sejam muito mais velozes eeficientes. Tudo isso porque, com um processamento mais rápido e sem fio, serápossível criar mais padrões via inteligência artificial, facilitando eapressando o processo até a descoberta de algum problema. Radiologistas estimamque será possível aumentar em até 10X sua produtividade, e alguns exames que sópoderiam ser analisados em um determinado laboratório agora serão compartilhadosa outros especialistas de maneira remota, ampliando o alcance a alguns examesnuma escala global.

Menos infraestrutura, maior cobertura de atendimento

A telemedicina alcançará um outro nível após o 5g, já que aausência de latência trará um atendimento remoto com todos os aspectos de umatendimento presencial. Apenas isso já mudará por completo o cenário deinfraestrutura para a área da saúde, já que em vez de centros médicos em ummaior número de localidades, será estabelecida uma central de atendimentoremoto com alcance a regiões menores. A China já vem fazendo isso e melhorandoem mais de 80% índices de infectologia na região de Xinjiang, uma das maisremotas do país. Outro fator que terá uma redução significativa será oatendimento emergencial. Em Alberta, no Canadá, um hospital realizou umprograma-piloto para atendimento em pronto-socorro cruzando dados populacionaisprocessados através de 5g. Os resultados foram mais que satisfatórios: a partirde uma triagem de dados, 100% dos atendimentos durante os testes, eram de fato,emergenciais, o que permitiu ao hospital direcionar seus recursos e pessoalpara casos de maior gravidade, além de uma economia de 250 mil dólarescanadenses ao evitar atendimentos não emergenciais.

Os exemplos dão uma noção tangível das possibilidades, porémo que mais chama atenção em relação à telehealth é o fato de que, até 2026, osetor movimentará mais de 266 bilhões de dólares, isso é 30% a mais que otamanho atual do mercado de saúde, avaliado em 200 bilhões.

Gadgets ainda mais funcionais

O uso de smartwatches e outros gadgets de monitoramento jásão uma realidade, mas com o 5g, a “internet das coisas” terá uma ampliação semigual, podendo ser usada inclusive em escala industrial. Tudo isso permitiráaparelhos muito mais inteligentes, que poderão monitorar indicadores comohormônios ou nutrientes do seu corpoe fazer a aplicação ou extração de maneiraimediata. Isso fará com que a medicina e a nutrição tenham um caráter muitomais preventivo, deixando de ter o foco na doença e passando a ter comoobjetivo principal a manutenção do bem-estar.

Nem tudo é positivo...

Entre os contras da tecnologia 5g estão o custo deimplementação, estimado em 300 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos,podendo ser ainda mais caro devido à famigerada guerra comercial entre China eEstados Unidos. Outro fator é o alcance que pode ter esta tecnologia, já queatualmente alguns estados americanos, como Idaho, Maine e Montana, sequer têmacesso ao 4g. A falta de cobertura do sinal em escala global compromete grandeparte dos benefícios que o 5g podem trazer. Um dos pontos que mais causa receioentre os especialistas é o risco que este sinal traz para a saúde, mas esta éuma discussão tão grande que vale um texto apenas sobre isso.

E no Brasil?

Ainda não há uma previsão para a implementação do sinal 5gno país, já que o leilão vem sendo repetidamente adiado pelo governo. Estima-seque a próxima tentativa ocorra no segundo semestre de 2020. Também valedestacar que, até a última portaria, não há nenhuma garantia do sinal 5g paracidades com mais de 2 milhões de habitantes, o que também tira grande parte dosbenefícios da nova tecnologia. Além do mais, é importante dizer que em partesignificativa do dia, a cidade de São Paulo ainda não recebe sinal 4g nos diasatuais, um atraso que pode custar caro.

Compartilhe:
Icone Facebook Icone Linkedin Icone WhatsApp Icone Twitter
VER MAIS
WhatsApp